sábado, 23 de dezembro de 2017

Vitória! Governo reconhece RETAF como Constitucional

Depois de inúmeras reuniões, ofícios, de ação impetrada na justiça e 2 greves,  finalmente a Secretaria de Fazenda reconheceu que a RETAF é constitucional e direito líquido e certo dos Analistas da Fazenda Estadual. Essa remuneração, parte essencial dos nossos vencimentos, não era atualizada desde 2014. Ou seja o Estado recebia seus direitos indexados pela Ufir de 2015, 2016, 2017 e nos pagava por valores de 2014. Agora ela foi atualizada aos valores de 2017 e já consta na folha de dezembro.

Com isso a expectativa agora é que sejam respeitados os outros direitos dos Analistas:

a) Progressões de carreira, congeladas desde outubro de 2016
b) PPE de 2016/1 e 2017/2 (meta batida)
c) Atualização da Retaf com a nova Ufir de janeiro de 2018
d) Auxílios Alimentação e Transporte a exemplo do que outra carreira da secretaria recebe desde 2014.
e) 13º salário de 2017
f) Pagamentos de juros e correção dos salários atrasados desde 2015, em especial o 13º de 2016 que levou um ano para ser colocado em dia.
g) Atrasados da Retaf dos últimos 3 anos em que a UFIR ficou congelada

Após o cumprimento desses direitos dos Analistas, a expectativa é que o governo do Estado pretenda majorar a nossa alíquota do RioPrevidência de 11 para 14, nos repassando o custo do fracasso da operação com roylaties em Delaware, que quebrou o RioPrevidência.

Uma luta de cada vez. Vencemos essa batalha. Foi fundamental a luta dos Auditores, que tem lei análoga e luta em outras arenas e também dos Agentes de Fazenda.

Se as carreiras fossem unidas sempre, a SEFAZ talvez fosse um dos melhores lugares para se trabalhar no Estado, não perderia tantos talentos e seria blindada de interferências políticas que nem sempre são republicanas.

7 comentários:

  1. Não nos esqueçamos que atualizaram apenas a RETAF, o vencimento básico também precisa ser corrigido pela inflação do período desde 2014.

    ResponderExcluir
  2. "Uma luta de cada vez. Vencemos essa batalha. Foi fundamental a luta dos Auditores, que tem lei análoga e luta em outras arenas e também dos Agentes de Fazenda" e Auxiliares de Fazenda (classe em extinção, mas ainda existe alguns da espécie vivos e na ativa)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, Amaro! Temos os companheiros Auxiliares de Fazenda também. Nos perdoe o lapso de memória!

      Excluir
  3. Fico feliz por todos os fazendários,somos uma das profissões mais antigas que existe, e todo reconhecimento deve ser valorizado, parabéns aos colegas.

    ResponderExcluir
  4. Finalmente vimos as nossas lutas de mais de 25 anos , temos o reconhecimento merecido. Parabéns à todos nós. Elza Braz.

    ResponderExcluir
  5. Só tenho à agradecer ANAFERJ por lutar com todas as forças por todos os fazendários sem distinção de cargos e sim como colegas que trabalham no mesmo órgão e que passam pelas mesmas necessidades, tentando com isso colocar a Secretaria de Fazenda no patamar de onde ela nunca deveria ter saído. Bato palmas pela luta que os analistas vem travando contra esses governantes covardes que tentam nos aniquilar, mas não vão conseguir, o cargo deles é temporário o nosso é efetivo. Abraços a todos e que venham mais Vitórias.

    ResponderExcluir
  6. Só tenho à agradecer ANAFERJ por lutar com todas as forças por todos os fazendários sem distinção de cargos e sim como colegas que trabalham no mesmo órgão e que passam pelas mesmas necessidades, tentando com isso colocar a Secretaria de Fazenda no patamar de onde ela nunca deveria ter saído. Bato palmas pela luta que os analistas vem travando contra esses governantes covardes que tentam nos aniquilar, mas não vão conseguir, o cargo deles é temporário o nosso é efetivo. Abraços a todos e que venham mais Vitórias.

    ResponderExcluir