quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Números comprovam: A culpa da crise não é do Servidor Público.


03/11/2016   
Extra (RJ)
Crise no Rio de Janeiro 
TERRITÓRIO FLUMINENSE
MAURO OSÓRIO

O governo estadual e a maioria dos municípios do Rio passam por uma grave crise financeira, que atinge os hospitais, o funcionamento de escolas, a área de Segurança Pública etc. Alguns afirmam que a crise deriva principalmente de um número crescente de servidores públicos nos últimos anos e do aumento de seus salários, principalmente em 2014, pelas eleições. Os dados não mostram isso. Entre 2006 e 2015, o número de funcionários públicos estaduais ativos cresceu apenas 1,2%. A massa salarial, entre 2014 e 2015, teve um crescimento, descontada a inflação, em torno de 1,1%. Além disso, ao contrário de haver excesso de servidores ativos, na maior parte das áreas de governo falta servidores. 

Como sair da crise? 

A saída da crise não passa centralmente por corte de despesa pública, mas, sim, por ampliação de receita. É importante desfazer a injustiça de o Rio não receber ICMS da extração e do refino de petróleo. É importante também ter uma política coordenada de investimentos em infraestrutura para melhorar a qualidade de vida na periferia metropolitana e atrair empresas para uma região que é "dormitório", gerando uma maior base produtiva para a arrecadação de impostos estadual e municipais.  

2 comentários:

  1. Eu me lembro que acampei na porta do Cabral protestando contra a demolição do hospital Iaserj Central, onde morreram 15 pacientes na transferência forçada pelo BOPE, a imprensa naqueles anos todos deu com os ombros e agora vemos os frutos. Se a imprensa tivesse feito o trabalho dela, a população não teria reelegido tantas vezes os PMDB-RJ que destruiu o Rio...

    ResponderExcluir
  2. Claro que a crise é oriunda de má gestão, dos favorecimentos prestados pelo Sr. Sérgio Cabral às empresas na forma de isenções fiscais e das falcatruas comuns à gestão de um dos piores governadores que o Estado do Rio já teve. Em tempo: magistralmente substituído pelo Sr. Pezão em todos os aspectos acima citados.

    ResponderExcluir