sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Mulheres e crianças... por último

A quem serve o Poder Público?
Tem um velho ditado que diz que "é na hora da dificuldade que se conhece o caráter das pessoas". E essa talvez seja uma daquelas verdades inquestionáveis. As suas escolhas na hora de crise, dizem muito sobre quem você é.
Em um naufrágio existe a velha máxima do "Mulheres e crianças primeiro". Porque são os mais frágeis e na emergência deve-se protegê-los, já que os homens adultos teriam, em tese, mais chance de sobrevivência.

Há alguns anos no naufrágio do navio Costa Concordia na Itália ficaram famosos a descompustura que um oficial da capitania dos portos ou entidade equivalente gritou para o comandante "Vada a bordo, Schetino, cazzo", para um capitão covarde que abandonou a embarcação antes dos passageiros.

Em meio a crise que o Estado do RJ vive, o que faz o governador? Covardemente corta benefícios das camadas mais pobres. E protege as grandes empresas que recebem isenções fiscais dadas de forma discutível.

De todos os atos horrorosos e deploráveis desse governo, o corte do benefícios como o Aluguel Social, o Renda Melhor e o restaurante popular são os mais reprováveis.

Não estamos falando de mordomias. Estamos falando da população abaixo da linha da pobreza que precisa, mais do que todos, da pequena e ineficiente rede de proteção do Estado para morar e se alimentar. Estamos falando de aposentados que ganham menos de 5 mil. São professores, soldados e cabos bombeiros e da PM, auxiliares de enfermagem. A "casta baixa" do serviço público.

Como um Robin Hood bizarro e às avessas o governador escolhe os mais fracos pra pagar a conta da crise. Enquanto os mais ricos. empresários e as castas abastadas do servidor que tem o teto como piso, seguem intocadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário