terça-feira, 24 de maio de 2016

Estado descobre 12 mil servidores!

O caderno de RH SEPLAG n° 28 referente ao mês de abril, disponibilizado hoje, traz algumas diferenças em relação ao último que havia sido publicado em janeiro.

A principal é um “ajuste” que fez com que entre janeiro e fevereiro desse ano o estado do Rio de Janeiro descobrisse que possui 12.291 servidores a mais do que pensava que tinha até então.
A SEPLAG defende o “ajuste” em nota técnica:

NOTA TÉCNICA A partir de fevereiro de 2016, a metodologia de extração dos dados do Caderno de RH foi atualizada. Os ajustes visam contribuir com uma maior transparência das informações e adequação à evolução sistêmica do SIGRH. Importante ressaltar que apesar das variáveis quantitativas apresentarem alterações, estas não implicam, necessariamente, na inclusão/exclusão de novos vínculos. Apenas traduzem o ajuste proveniente dos procedimentos metodológicos adotados. Todavia, optou-se pela criação de uma nova série histórica a partir de fevereiro de 2016. Dentre as modificações realizadas encontram-se: • Inclusão de novos parâmetros para definição da situação do vínculo (ativo, aposentado, pensão especial e pensão previdenciária). • Atualização dos códigos de afastamento que não contabilizam vínculos na composição dos dados (Anexo A3). • Alteração na composição das Naturezas da Parcela com o reordenamento de rubricas (Anexo A2).

Não são 10 ou 20 servidores de diferença. São 12.291 servidores! Um exército de gente que era ignorada no planejamento do Estado.

O primeiro passo para o estado planejar uma saída crise é ter números confiáveis. Pelo jeito não tínhamos até janeiro. Esperamos que agora se possa confiar nesses números.


Segue evolução de pessoal no RJ. Fica ainda mais visível no gráfico:


Nenhum comentário:

Postar um comentário