terça-feira, 3 de maio de 2016

DESOBEDIÊNCIA AO GOVERNADOR

Não é só na SEFAZ que os gestores estão afrontando a palavra dada pelo governador Francisco Dorneles.

Servidor - Nelson Lima Neto (Extra, p.11)

- Corte de ponto na Faetec - Por orientação do governador em exercício, Francisco Dornelles, os servidores da Faetec e da Fundação Cecierj, que estão em greve, tiveram pontos do mês de abril cortados. Entre os profissionais da Cecierj, os Cortes foram de dez dias, enquanto os grevistas da Faetec sofreram cortes que chegam a 30 dias. Segundo explicou a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (SECT), foram aplicados código 61 aos profissionais (falta por motivo de greve). O código, porém, não prevê descontos até que o mérito da greve seja julgado na Justiça - o que ainda não aconteceu. Os servidores constataram o desconto nos seus salários ao acessarem a prévia do contracheque, pela internet.
Entre os servidores da Faetec, os cortes são uma clara tentativa do governo de desestabilizar o movimento de ocupações das unidades da fundação. “O servidor tem a garantia, por lei, a fazer greve. Estão caçando esse direito antes mesmo de a greve ser avaliada pela Justiça. O servidor fica sem opção ao perceber que não tem dinheiro para comprar comida”, disse Thelma Castro Silva, uma das responsáveis pelo Coletivo Renovação, que busca melhorias na Faetec.
As representações da Faetec estão fazendo um levantamento sobre os cortes e a quantos servidores ele atingiu. O Sindicato dos Profissionais de Educação da Faetec (Sindpefaetec) informou, por meio do site, que vai cobrar do governo o compromisso de não cortar pontos.
==

- Governo promete retificar em folha suplementar - A coluna entrou em contato com o governo e o Palácio Guanabara informou que Francisco Dornelles manterá sua posição de não cortar pontos. Para retificar os cortes que constam nos contracheques, será feita uma folha de pagamento suplementar para os servidores da Faetec e da Cecierj. O governo se comprometeu que, na data do pagamento de todo o funcionalismo, os grevistas das duas fundações receberão seus salários sem os cortes de ponto. A promessa de não punir os grevistas foi feita por Dornelles durante reuniões do Movimento Unificado dos Servidores Público do Estado do Rio. O governador garantiu que, enquanto existirem negociações para o fim das greves, os pontos não serão cortados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário