terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Estado planeja incluir aposentados e pensionistas em despesas de pessoal

Informe do Dia - Fernando Molica (Dia, p.2)

- Projeto e arrocho - Líder do PSDB na Assembleia Legislativa, Luiz Paulo Corrêa da Rocha diz que a proposta do governo estadual de incluir o pagamento de aposentados e pensionistas nas despesas de pessoal vai gerar um arrocho nos salários do funcionalismo. Segundo ele, os gastos com pessoal chegariam assim a 77% da receita líquida do estado, acima do teto de 60% estabelecido pela Constituição. Para alcançar o percentual autorizado, o governo teria que, ao longo dos anos, impedir reajustes e brecar concursos públicos. 
==

- Nova lei - A medida integra a Lei de Responsabilidade do Estado que, como o Informe revelou, está sendo preparada pelo governo. 
==

- Projeto não concluído - A Secretaria de Fazenda confirma que a proposta de incluir pagamentos de aposentados e pensionistas nos gastos de pessoal está sendo discutida. Diz, porém, não fazer sentido antecipar números ou consequências enquanto o projeto não for concluído. 
==

- A conta - Pezão não vai ter um ano fácil. O presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani, reclamou das propostas de extinção de fundações e autarquias. Ressalta que o governo deve, primeiro, dizer quanto pretende economizar com as medidas. 
==

- Dúvida - E tome problemas: o Palácio Guanabara diz não saber o que fará com as pessoas aprovadas (e ainda não nomeadas) em concursos públicos para as fundações e autarquias que devem ser extintas. 
==

- Sem cobradores - O Detro autorizou que empresas de ônibus intermunicipais acabem com o cargo de cobrador. Isto, em linhas em que a utilização de cartões eletrônicos seja feita por mais de 70% dos passageiros. 

==

Nenhum comentário:

Postar um comentário