segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Secretário pede desculpa por falhas e diz que 13º já pode ser sacado no RJ

21/12/2015 16h52 - Atualizado em 21/12/2015 21h05

Secretário pede desculpa por falhas e diz que 13º já pode ser sacado no RJ

'Ocorreu também devido ao ineditismo da operação', explicou Julio Bueno.
De manhã, servidores não conseguiram sacar empréstimo que cobre atraso.

Henrique CoelhoDo G1 Rio
Servidores correm aos bancos por 2ª parcela integral do 13º salário (Foto: Reprodução / TV Globo)Servidores correram aos bancos por 2ª parcela integral do 13º salário (Foto: Reprodução / TV Globo)
O secretário estadual da Fazenda do Rio de Janeiro, Júlio Bueno, garantiu que na tarde desta segunda-feira (21) o servidor já conseguiria retirar o seu 13º salário. Pela manhã, houve problemas em várias agências para sacar o empréstimo autorizado pelo governo. Bueno pediu desculpas à população.
"Primeiro as desculpas por não pagar, e segundo as desculpas pelo que aconteceu hoje, que aconteceu também devido ao ineditismo da operação", disse o secretário, após tumultuadas sessões extraordinárias na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que aprovaram, além do orçamento de R$ 79 bilhões para 2016, outras 17 leis.
Segundo ele, o Bradesco, que garantiu a possibilidade de o governo pagar o 13º salário através de empréstimo feito pelo próprio servidor em um banco, exigiu um empréstimo consignado, dificultando a operação nesta segunda.
Muitos servidores foram aos bancos nesta segunda-feira e não conseguiam retirar o montante, já que nenhum empréstimo estava autorizado até então. "O servidor já pode pegar o seu dinheiro", garantiu o secretário, que disse estar "cansado" com os problemas enfrentados devido ao não pagamento do 13º salário.

O Governo do Estado informou que aproximadamente 4,2 mil servidores, cerca de 40% do total, conseguiram retirar a segunda parcela do 13º salário até o fim desta segunda.
Entre os projetos de lei aprovados nas sessões extraordinárias, que foram interrompidas quando manifestantes tentaram invadir o plenário após a votação do orçamento, estão projetos que envolvem desde novas alíquotas de ICMS até o Fundo referente ao Procon, que vai bancar a secretaria de Defesa do Consumidor.
Corrida às agências
Servidores do Estado do Rio promoveram uma corrida às agências do Bradesco em busca do 13º salário na manhã desta segunda-feira. A promessa, feita na sexta-feira (18) pelo governador Luiz Fernando Pezão, era de que os trabalhadores poderiam receber a segunda parcela do benefício por meio de um empréstimo especial, que seria pago pelo governo. No entanto, após enfrentar longas filas, eles foram informados de que os benefícios não estavam disponíveis.
Os funcionários foram informados ainda que, se o governo não pagasse, ficariam com o nome sujo. A liberação dos valores só aconteceu após às 12h25. Segundo informações fornecidas pelo Bradesco à Secretaria de Estado de Fazenda, os empréstimos estavam liberados aos servidores, a partir deste horário, em todas as agências.
Uma gerente de um banco, questionada sobre os empréstimos, afirmou que não sabia de nada e pediu para o funcionário ligar mais tarde. Ela afirmou que o banco não havia divulgado nenhum posicionamento sobre o assunto.
O governo ficará responsável por pagar os juros ao banco. Os empréstimos foram a alternativa, segundo o estado, de garantir o pagamento sem parcelamento no momento em que o governo enfrenta forte crise financeira. Hospitais e universidades enfrentam problemas com fornecedores e terceirizados, o que impacta no atendimento.
Funcionários não conseguiram fazer empréstimos pela manhã. (Foto: Reprodução / TV Globo)Funcionários não conseguiram fazer empréstimos pela manhã. (Foto: Reprodução / TV Globo)
O servidor que optar pela linha de crédito deverá comparecer a uma agência do Bradesco, munido de números de RG, CPF e ID funcional, e solicitar um crédito referente à quitação da segunda parcela do décimo terceiro salário.
A operação está contida no decreto 45.507/15, publicado no Diário Oficial da última sexta-feira (18), que reconhece a responsabilidade do estado pelo não pagamento da integralidade da segunda parcela do décimo terceiro salário. O decreto destaca a responsabilidade do estado pelo pagamento dos encargos financeiros decorrentes da adesão à linha de crédito especial.
Segundo o estado, apenas uma instituição financeira (Bradesco) havia se habilitado junto ao governo do estado para disponibilizar a operação. Outras instituições financeiras que desejarem oferecer a modalidade de linha de crédito especial de quitação da segunda parcela do décimo terceiro salário deverão comunicar a decisão à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
Após uma reunião do governador Luiz Fernando Pezão com o secretário de Fazenda, o empréstimo foi liberado aos funcionários às 12h25.
Benefícios só foram liberados a partir das 12h25. (Foto: Reprodução / TV Globo)Benefícios só foram liberados a partir das 12h25. (Foto: Reprodução / TV Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário