terça-feira, 11 de agosto de 2015

Analistas Tributários da Receita param

Analistas-tributários param atividades na Receita e na Eadi Sorocaba

 
   


Cerca de oito mil analisatas-tributários da Receita Federal do Brasil paralisaram as atividades nesta segunda-feira (10) em protesto contra a instituição que, conforme afirmam os representantes da categoria, não está dando um tratamento isonômico para analistas e auditores fiscais. Em Sorocaba, servidores também aderiram à mobilização e prosseguem com a iniciativa até esta quarta-feira (12). Eles reivindicam tratamento igual às duas categorias, chamando a atenção para a importância do analista-tributário. Incluem-se ao movimento local outras cinco agências da região: Itapetininga, Itapeva, Itu, São Roque e Tatuí, totalizando 80 servidores. 

Na Receita Federal, localizada no Alto da Boa Vista, não está havendo atendimento e deverá ficar assim até quarta-feira (12). As atividades na Estação Aduaneira do Interior (Eadi) de Sorocaba também foram paralisadas. Nesse terminal alfandegário são verificadas cargas de exportação e importação.

De acordo com o porta-voz do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita), regional de Sorocaba, Rodrigo Paes de Camargo, os serviços administrativos e ao público na Receita, como andamento de contratos, processos licitatórios, restituição, orientação ao contribuinte e aduaneira foram suspensos. Não há prejuízo com relação à consulta do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física.  "Nós queremos que os analistas sejam reconhecidos pela casa (Receita Federal) e acabe com essa diferença entre cargos", afirma ele, representando a presidente do sindicato, Suzete Rocha Meira.

O principal ponto discutido é de que a administração da Receita Federal estaria beneficiando os auditores fiscais em detrimento dos analistas-tributários ao defender publicamente a aprovação de um destaque de votação em separado à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 443/2009, cuja redação implica a exclusão dos analistas-tributários da administração tributária e da carreira de auditoria. Segundo Rodrigo, na semana passada, a cúpula da Receita Federal teria liberado os chefes das unidades da Receita para irem até Brasília e pressionar os parlamentares para que votem a tal PEC. Ele lembra que já tramita no Congresso a PEC nº 391/2014 que contempla toda a carreira do Fisco: "Analistas e auditores fazem parte da mesma carreira, então, por que beneficiar uma categoria e não a outra? Queremos isonomia de tratamento, respeito aos servidores", diz ele, destacando que a resposta da categoria será a paralisação. Às 15h desta segunda-feira (10) foi agendada uma reunião do sindicato para definir as próximas ações.






http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/630812/analistas-tributarios-param-atividades-na-receita-e-na-eadi-sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário