quarta-feira, 15 de abril de 2015

Estado do Rio tem nota rebaixada por agência de risco

G1
Standard & Poors rebaixa nota do Estado do Rio de BBB- para BB+
Agência manteve perspectiva estável; governo diz que toma providências. Rating BBB do município do Rio foi reafirmando com perspectiva estável.

A agência de classificação de risco Standard & Poors rebaixou a nota do governo do estado do Rio de Janeiro de BBB- para um nível abaixo, BB+, com perspectiva estável. A agência americana considerou o desempenho fiscal de 2014 insuficiente para a manutenção do grau de investimento.
Segundo a agência, o rebaixamento do grau do Estado do Rio reflete "o consistente enfraquecimento fiscal do estado desde 2012, que prejudicou também seu desempenho fiscal e liquidez".
O governo informou que recebeu a notícia com serenidade, e explicou que a queda nos preços do barril de petróleo, a desaceleração do crescimento do país e a redução dos investimentos no setor de óleo e gás representaram uma deterioração muito rápida na economia do Estado do Rio.
O governo informou ainda que está tomando providências para reorganizar as contas, usando depósitos judiciais, reduzindo as despesas, e aumentando a arrecadação da receita estadual.
Para a agência, outro fato que fundamentou o rebaixamento foi que "o Rio de Janeiro deu continuidade à implementação de seu ambicioso programa de infraestrutura em meio à desaceleração econômica, o que enfraqueceu seu perfil de crédito. Somadas às estas restrições está a rígida composição de suas despesas operacionais (principalmente pagamentos de juros, da folha de pagamento de servidores públicos e de previdência), bem como flexibilidade limitada para cortar o capex, em razão de seu Programa de Mobilidade Urbana. O estado tem garantido a maior parte de seu funding relacionado aos investimentos dos Jogos Olímpicos de 2016, sobretudo por meio de recursos do governo federal, o que não compromete as receitas próprias futuras do estado, dado que suas responsabilidades estão relacionadas a projetos de mobilidade urbana e de transporte".
"As finanças do estado continuaram se enfraquecendo em 2014, com queda nas receitas e crescimento nas despesas acima da inflação. O estado registrou déficit operacional de 4% das receitas operacionais e déficit após investimentos de capital (capex) de 14% das receitas totais, consequentemente deteriorando seus níveis de liquidez", explicou a agência.
A agência informou ainda que "a perspectiva estável reflete nossa expectativa de que o Estado continuará registrando déficit operacional de menos de 5% das receitas operacionais nos próximos dois anos, enquanto os déficits fiscais deverão ficar abaixo de 10%, à medida que o estado busca reduzir as despesas em meio à queda nas receitas. A perspectiva estável considera ainda que o estado implementará ajustes no âmbito de sua reforma fiscal com vistas a evitar maior deterioração de suas finanças".
Município mantém nota
Na mesma data, a agência reafirmou o rating BBB do município do Rio de Janeiro, com perspectiva estável.
De acordo com a Standard & Poors, "a qualidade de crédito do Rio reflete sua gestão fiscal forte, reservas de caixa altas, níveis de dívida moderados e desempenho fiscal médio."
"A cidade apresenta uma economia altamente informal, o que limita de certa forma o crescimento de sua receita. Ao mesmo tempo, o Rio continuará aumentando seus esforços para controlar suas despesas com pessoal de modo a manter seu superávit operacional nos próximos dois anos em meio à recessão no Brasil, o que deverá reduzir suas receitas", explicou a agência.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário